Toponimia

 

Em construção

 

 

TOPONIMIA



Rua Dr. Tiago Marques – Não tendo nascido em Canas de Senhorim foi no entanto, um grande amigo. Médico dentista na cidade de Lisboa, possuiu em tempos uma vasta quinta onde esteve instalado o antigo campo da Raposeira e a Feira, sendo a sua residência a antiga escola Técnica do Dão, onde todos os anos vinha passar férias com a família. O nome da rua é-lhe devido porque doou nessa ocasião à comunidade local, terreno para ali serem construídos casas para pobres, zona ainda hoje conhecida por “Bairro dos pobres”, onde a rua com o seu nome dá acesso.

Rua Dr. Eduardo dos Santos – Foi médico ilustre em Coimbra e era dono de vários terrenos agrícolas nesta vila, sendo uma das casas ricas da época. A sua residência ainda pode ser observada no Largo Pelourinho, agora em ruínas, onde vinha regularmente com a família. Numa das quintas conhecidas pelo nome cipreste está hoje instalada a Escola C+S e o Complexo das Piscinas.
Na sua profissão prestou cuidados de saúde grátis a muitos canenses que o procuravam e daí o seu reconhecimento.

Rua Maria Olívia Barbosa Reis – Esposa de médico conhecido, Dr. Adriano dos Reis, possuía virtudes de bem fazer na ajuda ao próximo merecendo bem o seu nome perpetuado.

Rua Dr. José Madeira Lobo – Canense por opção, foi um médico ilustre nesta vila, onde casou e constituiu família. Morador num solar na Rua Arquitecto Keill do Amaral enquadrado no conjunto histórico aí existente, habitado ainda hoje por seus familiares.
Como médico em tempos difíceis, desempenhou a sua profissão com sabedoria que todos lhe reconheciam dados as dificuldades da época. Foi um autêntico “João Semana”, atendendo pobres e ricos a maior parte das vezes gratuitamente. Prestou serviço em todas as empresas locais, tais como C.P.F.E., a C.P.R. (Companhia Portuguesa de Radium (extinta ENU actual EDM). O seu nome na rua que liga Canas à Aguieira é de todo merecido e perpétua a sua dedicação a esta terra.

Rua Josefa Carlota – (antes chamada Rua da Lage) Natural de Canas de Senhorim e com grande vontade em prol da sua terra, conseguiu que a Feira de Canas fosse inaugurada em Janeiro de 1921 com solenidade. Foi pela Junta de Freguesia honrada a sua memória e após aprovação em Assembleia de Freguesia em (data), foi mudado o nome à rua onde esta viveu honestamente, cujo prédio foi demolido em 1990.

Rua Adriano dos Santos – Nascido em Canas foi durante muitos anos Secretário desta Junta de Freguesia. Colaborou nas várias associações e foi funcionário exemplar dos Fornos Eléctricos C.P.F.E., como chefe de escritório. Por tudo o que de bom fez nesta terra e o seu desempenho como autarca em anos difíceis granjeou o reconhecimento da população.

Avenida Engenheiro Dionísio Augusto Cunha -  Exerceu as suas funções nos antigos Fornos Eléctricos C.P.F.E. durante muitos anos chegando ao cargo de director fabril. Foi um grande e desinteressado amigo desta terra, sendo o impulsionador da criação da antiga Escola Técnica do Dão a quem se deve a maior gratidão. Colaborou em projectos urbanísticos desta vila e dedicou sempre a melhor boa vontade aos nossos problemas. Por tudo isto resta o agradecimento com a implantação do seu nome à rua que ladeia esta Junta de Freguesia e o seu busto à Escola C+S.

Rua Arquitecto Keil do Amaral – (antiga Rua Inocêncio Marques da Rocha)
Eminente político do seu tempo e arquitecto de fama reconhecida. Pela grande amizade que sempre dedicou a Canas de Senhorim foi merecedor do seu nome na rua onde habitou.

Rua Abade Dourado -  Pároco desta Paróquia durante muitos anos, é pessoa que os canenses recordam com saudade. Desempenhou o seu sacerdócio desligado dos bens materiais vivendo de esmola, sempre pronto com os seus conselhos a quem o procurava. Foi um bom amigo da terra, onde faleceu e está sepultado no cemitério da vila.

Avª António João Pais Miranda – Foi em vida um canense sempre empenhado em defender os problemas desta terra. Desenvolveu grande actividade cultural e citamos ainda hoje, o Teatro Amador de Canas, para além de outras actividades em Associações desta terra. Daí o merecimento do seu nome na rua que dá acesso ao complexo desportivo de Canas.

Rua Dr. Abílio Monteiro – Nascido em Cerdeira do Côa, veio ainda novo para Canas de Senhorim onde se estabeleceu. Político muito contestado na altura, foi jornalista defensor acérrimo dos problemas desta vila. Foi ainda farmacêutico e padeiro. Como director do jornal “ Voz da Beira” sofreu alguns dissabores causados pelos seus escritos contundentes.
Lutador incansável pela zona turística das Caldas da Felgueira nos anos 1935-36-37pugnou sempre por dizer as verdades divulgando a sua terra por opção, Canas de Senhorim.
Foi merecedor indiscutível do nome da rua onde habitou e ainda hoje se pode ser observada os estabelecimentos comerciais que criou: Padaria e Farmácia Monteiro.
 

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.